Buen Camino

Welcome!!!

domingo, 17 de julho de 2011

ANJOS DO CAMINO...

55 dias depois de retornar de Santiago,
não raras vezes, eu me lembro do Camino.
Aproveito os fins de semanas para caminhar... e inevitavelmente relembro de momentos que serão impossíveis esquecer.
Hoje, especialmente, lembrei dos não Peregrinos... daqueles que fizeram muito por mim... e  que, possivelmente, nunca mais os verei...

Rosa, responsável pelo segundo Albergue que fiquei. Simpática à primeira vista, nos brindou com um magnifico chá depois do jantar... coordenando uma cerimônia religiosa marcante... Orações em vários idiomas, à luz de velas, numa Hermita do século XII...

Taxista em Logroño. Que feliz coincidência... Primeiro me leva até a Clinica... Depois num chamado pelo rádio, é o mesmo a me buscar... "coincidência?" Me encontrou em dois diferentes momentos, na ida, notou a minha preocupação, e na volta, a minha alegria... Revelou-me "segredos" sobre o Camino, especialmente a necessidade de saber ouvir as mensagens do corpo... Me indicou um belíssimo restaurante, onde comemorei a minha volta para o Camino!

Médicos da Clinica... Que atendimento maravilhoso... Que atenção... Que sensibilidade para entender que eu estava ali para continuar realizando um desejo de seguir em frente... Pude notar como ficaram satisfeitos com o meu diagnóstico... - Señor, puedes volver ao Camino, siga com alegria y com prudência... Buen Camino!

Suzana, dona de um Bar em Burgos, próximo à Catedral... Que presteza e sensibilidade ao notar que o Italiano que estava comigo mal conseguia andar... Preparou uma bolsa de gelo, e ofereceu um coquetel de anti-inflamatórios... recheado de uma conversa animadora sobre as dificuldades e as vitórias dos Peregrinos... Prometemos deixar uma pedra no Camino em reconhecimento à sua amizade.. e fizemos, com uma bonita oração em Italiano!

Dona Marcelina, para mim, um Anjo que sentou-se ao meu lado... num banco da praça... Falou do seu passado e da ausência de notícias de todos da sua família... Caminhamos de braços dados (não queria que retornasse à sua casa caminhando sozinha). Tiramos uma foto e ao se despedir (em frente onde morava) disse-me que há muito não recebia cartas ou presentes... Resolvi ir até uma loja e coloquei nossa foto (recem-revelada) num bonito porta-retratos... Fiz um pacote para presente, escrevi um bilhete... e deixei na recepção da sua residência (uma maravilhosa Casa de Repouso, que mais parecia um Castelo). A atendente me garantiu... - ela vai adorar este presente!

Ana, simpática atendente da loja de fotografias... Tão generosa, paciente e prestativa... Compreendeu o que eu queria fazer (presente para a D. Marcelina) e não mediu esforços para apressar a revelação e a escolher o mais belo porta-retratos... - Sabe quanto isso me custou?
- Nada!


Pepe, taxista em Santiago. A princípio era para levar-me até o Aeroporto para que eu pudesse antecipar o meu retorno (de Domingo para Sábado)... Acabamos seguindo até Finisterra onde tive o prazer de ouvir suas histórias narradas com detalhes e com magia... Que experiência de vida... Que educação... Na sua simplicidade, defende com clareza valores e princípios que enaltecem nossa passagem pela vida.

Não são apenas Peregrinos... ou talvez, eu não tenho notado que já estão numa nova dimensão... 
- São os Anjos dos Peregrinos!

Um comentário:

  1. R,
    é emocionante acompanhar suas experiências em Santiago.Me sinto caminhando também,como se estivesse com você.Mas eu acho que não teria toda essa determinação.Começamos a valorizar pequeninas coisas do nosso dia a dia.Uma lição para todos nós.
    Espero poder ver tudo publicado em um livro.
    Ci

    ResponderExcluir